Consultor organizacional, coach de executivos e aconselhador biográfico
Formado em engenharia elétrica pela Unicamp com pós-graduação em administração mercadológica e financeira pela FGV, MBA executivo internacional pela FIA-USP e pós-graduação em psicologia junguiana pelo IJEP.
Trinta e quatro anos de experiência em consultoria organizacional (PwC, EY, ADL e EcoSocial), tendo liderado projetos de transformação organizacional em empresas de diversos setores econômicos e em diversos países.
Dezessete anos de experiência como coach de executivos, tendo atendido mais de duzentos profissionais.
Coordenador e docente do programa de formação em aconselhamento biográfico.
Desenvolveu trabalhos nas empresas: Alcan – Ampla – Arcelor Mittal – Arno – Banco Itaú – BHP Billiton – Bionexo – Braskem – British American Tobacco – BrMalls – Brookfield – CCEE – Camargo Corrêa – Cargill – Cesan – Cielo – Comgás – Contax – Copersucar-União – Cosil – Fiat – Grupo SBF – Hotel Unique – ICE – Inteli – Liquigás – LSG SKY Chefs – Medial – Natura – NEC – Net – Novartis – Odebrecht – 11ONZE – Petrobras – Petroflex – Porto Seguro – Raízen – Samarco – Santander – Santista Alimentos – Supergasbrás – Syngenta – Tegra – Track & Field – Tribanco – Unilever – White Martins – Zurich Aiport Brasil.
Consultora organizacional, consultora de gestão e lead account partner
Formada em administração de empresas pela PUC-SP com MBA em gestão empresarial pela Fundação Dom Cabral-MG.
Vinte e nove anos de experiência em consultoria organizacional e de gestão (PwC e IBM Consulting) como Associated Partner, executiva de contas e gestora de programas de transformação.
Tem atuado em empresas nacionais e multinacionais de diversos setores econômicos, em diversos países, na liderança de programas e projetos com foco em transformação digital e organizacional, modelo de gestão, estratégia operacional e centros de serviços compartilhados, envolvendo ampla gama de funções, soluções e tecnologias.
Desenvolveu trabalhos nas empresas: AB Inbev – Alcan – Alpargatas – Avon – Itaú – Boticário – Bunge Alimentos – Bunge Fertilizantes – Deutsch Bank – ENAP Chile – Fast Shop – Grupo São Martinho – Grupo Silvio Santos – Grupo Ultra – Heineken – Holcim – Net – Oi – Pepsico – Perdigão – Petrobras – Porto Seguro – PwC Argentina e Colômbia – Syngenta – Unibanco – Unilever – Valor Econômico – VR Vales.
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O principal desafio da organização é transformar de forma consistente e sustentável os seus propósitos em realizações dentro de um ambiente econômico, social e cultural em mudança contínua e acelerada para garantir retorno aos acionistas e à sociedade, além da própria perenidade da organização.
O líder é um preposto dos acionistas para exercer o poder em seu nome e gerar os resultados planejados dentro de uma cultura organizacional desejada.
O líder é um tipo específico de gestor que conduz de forma efetiva, contínua e equilibrada o alcance de resultados com a qualidade das relações e transforma o seu grupo em uma equipe.
Os principais desafios do líder contemporâneo são:
O líder deve atuar como agente da mudança e da transição na promoção do entendimento e da crença e na construção do comprometimento dos indivíduos e das equipes com as mudanças planejadas pela organização.
Com base em nossas experiências e pesquisas, estruturamos a Liderança Mobilizadora, uma abordagem estratégica, integrada e participativa para alinhamento e desenvolvimento de líderes composta por referenciais conceituais, metodológicos e ferramentais.
A essência da Liderança Mobilizadora consiste em promover encontros autênticos, realizar conversas significativas e construir caminhos transformadores.
A biografia, a identidade, a personalidade e o ambiente do indivíduo influenciam a sua atuação como líder e por esta também são influenciados.
O líder deve apoiar os indivíduos na compreensão e no fortalecimento dinâmico de seus vínculos técnicos e emocionais com a sua área e com a organização.
O sucesso do líder depende da sua atuação com transparência, confiança e protagonismo.
Para a organização é essencial transformar os aprendizados individuais em práticas e aprendizados organizacionais.
Uma equipe é um tipo específico de grupo que, de forma efetiva, contínua e equilibrada, alcança resultados consistentes e sustentáveis em um ambiente saudável com excelente qualidade de relações baseadas em transparência, confiança e protagonismo entre seus diferentes componentes.
Como equipe, seus integrantes devem desenvolver as capacidades de percepção dos cenários organizacionais e de adaptação de sua atuação às necessidades e oportunidades empresariais.
O processo de alinhamento de equipe é uma abordagem integrada e participativa, baseada em conceitos, metodologias e ferramentas, que promove a transformação de grupos em equipes por meio de:
Consideramos que as organizações e as equipes se desenvolvem na medida e no ritmo em que seus profissionais, com suas biografias, personalidades e propósitos próprios, aprendem individualmente e coletivamente.
Por meio de encontros autênticos e conversas significativas, apoiamos as pessoas em encontrarem – em si mesmas e no grupo – as respostas e os caminhos transformadores requeridos pelas novas realidades.
Para o alinhamento da equipe, o líder deve atuar como tradutor – filtro – modulador da identidade organizacional, de seus desafios e de suas demandas de forma integrada.
O líder é responsável por apoiar os indivíduos na compreensão e no fortalecimento dinâmico de seus vínculos técnicos e emocionais com a sua área e com a organização. Os vínculos entre os indivíduos e as organizações apresentam natureza técnica (segurança – dedicação) e natureza emocional (motivação – identificação) e evoluem de forma dinâmica no tempo. Diferentes indivíduos valorizam, em cada etapa de sua vida, diferentes aspectos de sua relação com as organizações e priorizam diferentes vínculos. No entanto, todos os vínculos são necessários para uma relação produtiva entre indivíduo e organização.
Em um ambiente econômico, social e cultural com mudanças e inovações contínuas e aceleradas, as organizações identificam oportunidades e necessidades de implementar ações, projetos e programas para manterem-se ou tornarem-se relevantes para o mercado e para os profissionais.
O processo de gestão da mudança – gestão da transição é uma abordagem estratégica, integrada e participativa e complementar à gestão do projeto, baseada em conceitos, metodologias e ferramentas, que promove:
Para alcançarmos a aceitação da mudança, a maximização dos benefícios e a sustentação dos resultados, atuamos na estruturação, coordenação e facilitação do processo de gestão da mudança – gestão da transição que contempla alinhamento cultural, comunicação, gestão de influenciadores, gestão de equipe, ambiente organizacional, mudanças e impactos organizacionais e desenvolvimento de competências.
Consideramos que o ritmo requerido pelo processo de mudança da organização pode ser diferente do ritmo viável para do processo de transição dos indivíduos. Desta forma, é necessário nas diversas intervenções: promover encontros autênticos, realizar conversas significativas e construir caminhos transformadores.
Os líderes, que são prepostos dos acionistas para exercerem o poder em seu nome e gerarem os resultados planejados dentro de uma cultura organizacional desejada, devem atuar como agentes da mudança e da transição na promoção do entendimento e da crença e na construção do comprometimento dos indivíduos e das equipes com as mudanças planejadas pela organização.
As mudanças planejadas são alcançadas somente com a transição dos indivíduos que entendem, acreditam e comprometem-se com o que está programado. Neste contexto, contemplamos um tratamento especial aos líderes das organizações para que possam passar pelo seu processo de transição de forma mais ampla, profunda e rápida.
O principal desafio das organizações é converter de forma consistente e sustentável os seus propósitos em realizações dentro de um ambiente econômico, social e cultural em mudança contínua e acelerada para garantir retorno aos acionistas e à sociedade, além da própria perenidade da organização.
O processo de transformação organizacional é uma abordagem estratégica, integrada e participativa, baseada em conceitos, metodologias e ferramentas, que:
Este processo permite que as organizações se mantenham ou se tornem relevantes para o mercado e para os profissionais.
Atuamos na estruturação, coordenação e facilitação do processo de transformação organizacional que abrange as suas camadas de: identidade, cultura, relações, estrutura, processos, tecnologia e recursos.
Os líderes, que são prepostos dos acionistas para exercerem o poder em seu nome e gerarem os resultados planejados dentro de uma cultura organizacional desejada, devem atuar como agentes da transformação e da transição na promoção do entendimento e da crença e na construção do comprometimento dos indivíduos e das equipes com as mudanças planejadas pela organização.
As mudanças planejadas são alcançadas somente com a transição dos indivíduos que entendem, acreditam e comprometem-se com o que está programado.